BLOG
O CUIDADE DO ARQUITETO COM AS ROCHAS ORNAMENTAIS
A escada pode ser um ponto de destaque em sua casa, assim como as peças de design. Para isso é preciso investir em uma arquitetura diferente, com um bom acabamento feito de granito, sem esquecer de combinar o material do corrimão com a cor da pedra.
Normalmente, os tons mais claros de granitos são os mais utilizados em escadas, porque mantém a claridade no ambiente. Alguns exemplos mais usados são: travertino, a crema marfil, o botticino, a branco nacional, carrara, branco thassos, marrom emperador light e piguês.
A tonalidade mais clara combina com os corrimões feito de madeira, com barra de inox e vidro. Tudo depende do estilo que você quer oferecer ao ambiente, a madeira passa uma sensação de aconchego, por causa do toque rústico, já o inox transmite algo mais moderno e clean. Enquanto o vidro fica bem com tudo e suaviza os detalhes.Para o arquiteto projetar um sofisticado ambiente com as rochas ornamentais – principalmente com mármores e granitos – é necessário todos os conhecimentos sobre as propriedades estéticas e mecânicas do produto escolhido, como os tratamentos indicados para tipo de material e o procedimento de execução. O que garante um acabamento de boa qualidade e a durabilidade do produto.
Os mármores têm menor resistência à escoriação por causa da composição deminerais carbonáticos. Logo, não deve ser usado como piso em locais de muita circulação de pessoas, bem como em tampos de pias e mesas de cozinha, já que são sensíveis à ação de substâncias ácidas, como as encontradas nas frutas cítricas. Em áreas externas, pode ocorrer a perda de brilho do mármore, causada pela ação da chuva e operações inadequadas de limpeza.
Ao contrário dos mármores, os granitos possuem minerais silicatos, responsáveis por garantir maior resistência à escoriação e às substâncias químicas. Dessa forma, o material pode ser usado em ambientes de alta circulação, tanto interno quanto externo, só deve receber uma polida impermeabilizada – caso for colocado em cozinhas – para fechar os poros do material e impedir o surgimento de manchas.
ESPECIFICAÇÃO
Para uma correta especificação, é importante que o profissional faça uma visita às distribuidoras ou marmorarias para selecionar a chapa ou sequência de chapas, fotografando-as e aplicando a imagem em escala no projeto para visualizar melhor o resultado final. O arquiteto pode pedir os resultados dos ensaios laboratoriais, para fazer a análise da flexão, compressão e impacto do material.
INSTALAÇÃO
Antes de instalar as placas convém realizar uma pré-montagem, a fim de escolher o posicionamento mais adequado de cada uma. A colocação deve seguir o sentido dos veios e ser a mais uniforme possível. “As peças que destoam do conjunto devem ser colocadas em locais de difícil visualização – atrás das portas, por exemplo,” aconselha a arquiteta Noura van Dijk.
Recomenda-se assentar os mármores brancos com argamassa branca do tipo ACIII, pois ela ajuda a evitar o surgimento de manchas ou eflorescências no material. Já alguns granitos – amarelos de um modo geral – não devem ser assentados com essa argamassa por possuírem microfissuras e estarem sujeitos a eflorescências. De maneira geral, o granito é mais bem assentado com uma massa farofa de cimento e areia média, no traço 1:5, por não ser seca ou úmida demais.
A arquiteta Noura van Dijk indica o uso de juntas com cimento branco ou cimento pigmentado com pó xadrez, na cor aproximada da pedra. O ideal é fazer o rejunte com espátula e não com rodo doméstico. Para fazer a limpeza é preciso esperar a secagem completa. É muito importante cobrir o piso com lona plástica transparente ou plástico bolha, pois além de proteger, ela favorece a visualização das pedras ou de sujeiras que tenham passado despercebidas.
TRATAMENTO
Infiltrações são as maiores causas de patologias em rochas, que pode ser agravada com o excesso de água no assentamento ou com a manutenção inadequada.
Em muitos casos, a aplicação de hidrorrepelentes inibe os casos de patologias. As aplicações de resinas aumentam a resistência das rochas e permite a sua utilização em locais, a princípio não recomentados.
O processo de aplicação de resina mais moderno e eficaz é a câmara de vácuo, que consiste em bombas que extraem todo o ar contido nas fissuras e poros da chapa posicionada em uma câmara de vácuo. A resina é então aplicada, fluindo pela superfície e ocupando os espaços deixados pelo ar retirado. Na sequência, a chapa segue para um forno para a polimerização da resina.
CUIDADO NO ARMAZENAMENTO
As placas e ladrilhos devem ficar lado a lado em pé sobre taliscas de madeira, em local ventilado e coberto, nunca diretamente no solo.
Durante a conclusão da obra as bancadas precisam ficar cobertas com filme de PVC, porque essa proteção não deixará a pedra riscada ou manchada de tinta, por exemplo.
. Para maiores informações ou orçamento para estes serviços, entre em contato conosco. Caso suas pedras já estejam instaladas, faremos uma visita técnica de avaliação

FALE CONOSCO
INFORMAÇÕES
Localização
Estrada do M`Boi Mirim, 10580 Vila Calu Cep: 04948-030 São Paulo - Brasil
Horário Atendimento
Segunda à Sexta: 08hs às 18hs Sábados: 08hs as 14hs
NS
MARMORARIA
Profissionais aprovam e recomendam…